domingo, 15 de março de 2015

Arriscando no Risco – o início de um traçado

Começo dedicando a primeira postagem para explicar como será desenhado este singelo blog. “Arriscando no Risco” será uma espécie de diário de campo com algumas anotações, impressões, relatos, rabiscos, fotos e o que mais couber sobre o graffiti feminino* em Belém do Pará.

O conteúdo do blog terá como pano de fundo a minha pesquisa de mestrado (Antropologia Social) intitulada “Mulheres grafiteiras e o “trampo”: uma etnografia entre mulheres do graffiti em Belém do Pará”. Esta pesquisa pretende buscar uma relação entre graffiti, a discussão sobre gênero e a categoria trabalho (o graffiti como fonte de renda). Enfatizo que tanto o título quanto a proposta da pesquisa são provisórios e que durante a pesquisa de campo e o desenvolvimento teórico provavelmente irão modificar os rumos traçados previamente (pelo menos é o que se espera de uma pesquisa antropológica). 

Acho importante deixar claro a influência que a pesquisa terá neste blog, mas preciso salientar que este espaço será repleto de momentos de observação, experimentação e reflexão sobre a arte urbana, feita por alguém que também a pratica mesmo que de forma principiante. Sendo assim, as postagens não terão um espírito exclusivamente acadêmico, mas um olhar de uma aprendiz de antropóloga-grafiteira que se propôs a experimentar e vivenciar o universo da arte de rua, em especial, o graffiti em uma metrópole amazônica.


Agora, para deixar um pouquinho de vontade para ler a minha próxima postagem deixarei algumas palavras chaves: Michelle Cunha; Oficina de graffiti; "só para mulheres"; spray na mão; primeiro desenho.

*Não pretendo engessar o que é feminino ou mulher, mas no decorrer da pesquisa pretendo abordar a temática com mais afinco.


Foto: Petit


Estojo: O desenho da capa do blog foi feito em um papel branco tamanho A4, contornos com canetinhas Faber-Castel, preenchimento com lápis aquarela Faber-Castel, cabelo com Fine Pen Faber-Castel 0,4mm e o gato foi feito no Paint. 

2 comentários:

  1. 1. Gostei do nome do Diário de Campo.
    2. Esperando pelos próximos relatos. Picantes, será?
    3. Firmeza, força, leveza.

    ResponderEliminar

Risque e Rabisque